segunda-feira, 16 de abril de 2012

Significação de: "Senhor, Senhor por que me abandonaste?"


Do Evangelho segundo São Mateus (27, 45-50).

Desde o meio-dia até às três horas da tarde, as trevas envolveram toda a terra. Cerca das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: Eli, Eli, lemá sabactháni?, isto é: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Alguns dos que ali se encontravam, ao ouvi-lo, disseram: Está a chamar por Elias. Um deles correu imediatamente, pegou numa esponja, embebeu-a em vinagre e, fixando-a numa cana, dava-lhe de beber. Mas os outros disseram: Deixa; vejamos se Elias vem salvá-lo. E Jesus, clamando outra vez com voz forte, expirou.

Sobre o texto que pode ser também "Senhor, Senhor, por que me abandonaste", ele é o versículo 2 do Salmo 21, salmo este que descreve profeticamente a cena do Calvário, em detalhes.

O Evangelho de São Mateus afirma que Jesus disse essa frase "com voz forte", e não que a cantou, nem a rezou como muitos afirmam.
Nessas palavras, ditas por Jesus "com voz forte", é manifestada a aflição de Nosso Senhor por se sentir - como os pecadores dos quais Ele quis assumir a culpa - como que abandado por Deus.

Nosso Senhor pronunciou apenas sete frases no Calvário, sendo esse versículo aquele que Ele disse com duas finalidades:

1ª- Mostrar aos judeus que o matavam, que tudo o que está no Salmo 21 foi realizado nEle, no Calvário, a fim de, pela citação do Salmo 21, ajudar os judeus a compreenderem que a profecia fora realizada em Cristo, e que eles se convertessem.
2ª- Para revelar, de fato, que Cristo, assumindo os nossos pecados, quis sentir também as angústias dos pecadores, quando eles se sentem abandonados por Deus.

É claro que Cristo nem tinha os pecados - só assumiu a culpa deles para nos salvar, oferecendo-se como vítima em nosso lugar - nem tinha sido realmente abandonado por Deus, já que Ele era o próprio Deus Filho.

Este é um dos principais mistérios de nossa Fé: a Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo juntamente com a Unidade e Trindade de Deus. Mistérios que estão acima de toda compreensão humana. Por isso chamamos de mistérios.
A morte de Jesus é a décima segunda estação da Via Sacra.

Weslen Viana